Sócrates 2009

.

http://www.socrates2009.com/

.

Já se encontra online o site do Partido Socialista dedicado à candidatura de José Sócrates a Primeiro-Ministro. Trata-se de um site com os habituais conteúdos de promoção e divulgação de uma campanha política: agenda de eventos, programa/propostas políticas, últimas notícias, vídeos dos eventos. O aspecto mais inovador (claramente inspirado no site da campanha de Obama) consiste na possibilidade dos visitantes se registarem numa base de dados do site, de forma a receberem futuramente informações sobre iniciativas  e propostas/ideias que a campanha promoverá.

Inscrevi-me na base de dados. Os termos de utilização dos dados fornecidos são apresentados numa das páginas. Durante o processo de registo é-nos pedida informação sobre o concelho em que se vive, o que sugere que os dados fornecidos serão utilizados para a divulgação de eventos locais e eventualmente durante a campanha do PS para as Eleições Autárquicas.

Para além da tradicional morada, podem-se escolher várias formas de como se pretende receber a informação: email, telefone, telemóvel. Escolhi telemóvel e email. Após finalizar-se o processo de registo, recebe-se um email para validar-se a conta criada. Julgo que há um aspecto que ainda não se encontra salvaguardado no processo de validação dos dados fornecidos. O email de confirmação garante que quem pediu o registo possui acesso à conta de email que introduziu. Contudo, nada garante que os contactos telefónicos (deverão ser uma das principais  formas de contacto utilizadas: imediatos, baratos)  introduzidos sejam do próprio. Deste modo parece ser possível a alguém criar várias contas de email e colocar números de telefone e telemóvel de outras pessoas, sem seu consentimento. Talvez a empresa que implementou o sistema devesse pensar numa forma de validar os contactos telefónicos inseridos.

.

Quem se interessar por estes aspectos tecnológicos do marketing e comunicação política pode assistir a uma entrevista ao CTO da empresa Blue State Digital, empresa responsável pela campanha inovadora de Obama na Internet. Vídeo AQUI.

Actualização:

Deixem a vossa análise ao site nos comentários deste post.

Anúncios

2 Responses to “Sócrates 2009”


  1. 1 Sérgio 01/03/2009 às 11:21 pm

    Por acaso estou agora a desenhar um site em que preciso validar os contactos das pessoas e nunca me passou pela cabeça validar apenas o email. O Telefone terá obviamente de ser validado.

  2. 2 RM 02/03/2009 às 1:42 am

    Julgo que o aparente problema da validação dos contactos telefónicos resolve-se facilmente…

    O telemóvel bastará que o utilizador tenha de enviar um sms em resposta a um primeiro sms enviado pela sistema da camapanha Sócrates 2009..

    O telefone bastará que um “bot” faça um telefonema para o telefone em questão exigindo que quem atenda pressione determinada tecla…

    Claro que estas validações têm custos associados…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: